QUER EDUCAR O SEU CÃO? UM TREINO POSITIVO COM ALEGRIA? TREINO DE OBEDIÊNCIA COM CLIKER. SOLUÇÕES COMPORTAMENTAIS E SOCIALIZAÇÃO COM OS DONOS.
.posts recentes

. Relacionamento entre cães...

. Psicologia canina

. Dobermann

. BOXER

. Rottweiler

. Retriever do Labrador

. COMO? E PORQUÊ? TREINAR....

. PASTOR ALEMÃO

. PITT BULL

. Treino de Obediência ( Pa...

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
Retriever do Labrador
Retriever do Labrador




Labrador, o cão "família".

Retriever do Labrador


...... Ele é um companheiro de sucesso mundial. Mas há exemplares com comportamento muito diferente do esperado para raça.

...... Para muita gente, ele é a mais perfeita tradução de "melhor amigo do homem". Nos Estados Unidos - maior potência cinófila do planeta - e na Inglaterra - berço da cinofilia - o Retriever do Labrador é, há anos, o número um em popularidade. Tanto que ganhou o apelido de "cão da família", participando de todas as atividades dentro e fora de casa. Conforme diz o próprio padrão da raça, o Labrador típico é dedicado, facilmente adaptável, sociável, gentil, inteligente, muito obediente, sem nenhum traço de agressividade e com grande desejo de servir e agradar ao dono.

...... Essa lista de qualidades pode até parecer conversa de um bom vendedor, mas é avalizada, desde o início da raça, não apenas por criadores, mas também por adestradores, proprietários e estudiosos de cães. O Labrador é um retriever por natureza, ou seja, um cão que atua em dupla com o homem nas caçadas, acompanhando-o em todo o percurso. Ele espera o dono atirar na ave e depois, sob comando, vai buscá-la com rapidez, entregando-a intacta ao caçador e enfrentando qualquer tipo de obstáculo para cumprir a missão, seja na terra ou na água. Simplesmente seria impossível um cão ter êxito em todas essas tarefas se não tivesse as qualidades descritas pelo padrão. "A inteligência instintiva do Labrador envolve não apenas a habilidade de buscar a caça e marcar posições, mas também a capacidade de prestar muita atenção ao dono", ressaltou em entrevista à Cães & Cia o canadense Stanley Coren, psicólogo e treinador, autor do livro A Inteligência dos Cães. "É esse instinto que fez dele um cão solícito e com grande capacidade de comunicação com o homem", diz.

Harmonia

...... Dedicação e apego são marcas registradas da raça. Até mesmo criadores que têm muitos Labradores, os mantêm soltos, com livre acesso ao interior da casa, a maior parte do tempo. O Labrador exige um dono que o queira sempre perto e não o deixe abandonado no quintal, senão fica neurótico.

...... O Labrador procura atenção e aprovação, está sempre disposto a brincadeiras, mas sem exageros. Sabe quando solicitar atenção e quando ficar na dele. Adapta-se perfeitamente às nossas necessidades, o que é uma das principais vantagens como cão de companhia, Respeita as necessidades do dono e se contenta em estar ao lado dele.

...... Sua capacidade de viver em harmonia estende-se também a situações, locais e pessoas diferentes. Adora participar da rotina, mas não precisa dela. Viaja a qualquer lugar sem estranhar nada: comporta-se da mesma forma dentro ou longe da sua casa. Gosta de andar de carro: não passa mal nem incomoda o motorista.

...... Extremamente sociável, o Labrador se dá bem mesmo com pessoas estranhas. Faz parte do seu instinto. Mas é raro que as mate de propósito. A natureza amigável do Labrador facilita a convivência com cães do mesmo sexo: embora mantenha o instinto de disputa por território, comum a todas as raças, ele aprende a se controlar e dificilmente inicia algum confronto.

...... A "suavidade" da boca é outra qualidade muito valorizada na raça. Um bom Labrador nunca fere alguém intencionalmente e sequer deve destruir brinquedos - é claro que isso não se refere aos ossinhos e similares, feitos para serem roídos e até comidos. É calmo e paciente mesmo com crianças que fazem brincadeiras estabanadas. "As crianças pulam e rolam no chão com o Labrador e ele adora.

...... O Labrador é a sétima raça mais obediente do mundo. Ele pode aprender a acender a luz, trazer o jornal e abrir portas. É uma das poucas raças usadas como guia de cegos, a rapidez com que um Labrador assimila ordens e o interesse em não repetir um erro.

...... É também muito inteligente. Tem facilidade para compreender a linguagem humana, senso de observação e excelente memória. Mas pode usar sua inteligência em causa própria. É capaz de "arquitetar" planos. Se quer passar por algum lugar fechado.

...... Sai-se muito bem nadando ou acompanhando o dono em pedaladas e caminhadas. Marisa reservou uma parte de sua piscina só para eles se exercitarem.  A atração que sente pela água é irresistível. Mas deve ser ensinado a sair de uma piscina por uma escada especial.

publicado por caesbemtreinados às 19:04
link do post | favorito
De Catarina a 9 de Setembro de 2010 às 19:09
encontrei este site enquanto procurava um com jogos e actividades para fazer com a minha Laboradora , e achei curioso ler todos estes comentários em relação a raça e o facto de não coincidirem mto com o texto acima apresentado. Posto isto resolvi gerar a confusão, pois eu tenho uma laboradora com 1 ano e meio e apesar de reve la </a>em alguns casos sitados nunca chega assim a nenhum extremo.
É a minha vez de apresentar a outra versão da raça, a Brownie (como se chama a cadelinha) veio para a família com 2 meses, desde essa idade que esteve autorizada a circular pela casa toda, e nunca roeu nada que não fosse dela. somos uma família que por norma passeamos mto e ela acompanha em tudo, seja uma caminhada ao final de um dia de trabalho, numa ida a um restaurante, resumindo o único problema que eu tenho com ela é mesmo o ser eternamente brincalhona e graxista .... esta sempre pronta para a brincadeira e quando sabe que esta a ultrapassar todos os limites vem lamber as mãos os pés, o que for ate levar a dela a vante.
Nunca a precisei de a prender, e sabe perfeitamente andar na rua sem trela.. já foi para hotéis connosco todas as viagens de ferias que fizemos ela foi e portou-se digna de voltar a passear.
Comporta-se exactamente como membro da família, sabe todas as rotinas ate as que são raras, distingue perfeitamente se eu tenho uns ténis calçados (dia de caminhada ou passeio de bicicleta) se faço o saco da praia (sinal que vai dar uns mergulhos), ou se calço um sapato mais alto e coloco um perfume diferente do diário ( lá tenho de ficar em casa").
Resumindo, não estou nada arrependida de a ter ido buscar, é amiga, dedicada, meiga, companheira, brincalhona, protectora e acima de tudo super inteligente...
De Ligia a 2 de Junho de 2011 às 16:55
Ola, Boa tarde ! :)
Eu comprei uma labradora chocolate, faz hoje (2 de Junho) quatro meses e veio para minha casa dia 28 de maio, ou seja, a 5 dias.
Eu levo-a a passear 3x por dia e desde dia 28 de maio so fez uma unica vez as necessidades na rua, em casa ponho-lhe o jornal dentro e fora da caixinha e ela rasga-me o jornal todo e nunca faz as necessidades nem no sitio em que lhe peço nem na rua... o que faço ? como a posso treinar ?
Ela é extremamente inteligente, ou pelomenos, assim me tem vindo a parecer, é brincalhona e muito amigavel portanto para ja, o unico mal que tenho a dizer dela é mesmo so as necessidades, problema que nao sei nem estou a conseguir resolver... :/
Podia ajudar-me pf ?
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.
.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO
.subscrever feeds