QUER EDUCAR O SEU CÃO? UM TREINO POSITIVO COM ALEGRIA? TREINO DE OBEDIÊNCIA COM CLIKER. SOLUÇÕES COMPORTAMENTAIS E SOCIALIZAÇÃO COM OS DONOS.
.posts recentes

. Relacionamento entre cães...

. Psicologia canina

. Dobermann

. BOXER

. Rottweiler

. Retriever do Labrador

. COMO? E PORQUÊ? TREINAR....

. PASTOR ALEMÃO

. PITT BULL

. Treino de Obediência ( Pa...

.arquivos

. Abril 2007

. Março 2007

Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
Retriever do Labrador
Retriever do Labrador




Labrador, o cão "família".

Retriever do Labrador


...... Ele é um companheiro de sucesso mundial. Mas há exemplares com comportamento muito diferente do esperado para raça.

...... Para muita gente, ele é a mais perfeita tradução de "melhor amigo do homem". Nos Estados Unidos - maior potência cinófila do planeta - e na Inglaterra - berço da cinofilia - o Retriever do Labrador é, há anos, o número um em popularidade. Tanto que ganhou o apelido de "cão da família", participando de todas as atividades dentro e fora de casa. Conforme diz o próprio padrão da raça, o Labrador típico é dedicado, facilmente adaptável, sociável, gentil, inteligente, muito obediente, sem nenhum traço de agressividade e com grande desejo de servir e agradar ao dono.

...... Essa lista de qualidades pode até parecer conversa de um bom vendedor, mas é avalizada, desde o início da raça, não apenas por criadores, mas também por adestradores, proprietários e estudiosos de cães. O Labrador é um retriever por natureza, ou seja, um cão que atua em dupla com o homem nas caçadas, acompanhando-o em todo o percurso. Ele espera o dono atirar na ave e depois, sob comando, vai buscá-la com rapidez, entregando-a intacta ao caçador e enfrentando qualquer tipo de obstáculo para cumprir a missão, seja na terra ou na água. Simplesmente seria impossível um cão ter êxito em todas essas tarefas se não tivesse as qualidades descritas pelo padrão. "A inteligência instintiva do Labrador envolve não apenas a habilidade de buscar a caça e marcar posições, mas também a capacidade de prestar muita atenção ao dono", ressaltou em entrevista à Cães & Cia o canadense Stanley Coren, psicólogo e treinador, autor do livro A Inteligência dos Cães. "É esse instinto que fez dele um cão solícito e com grande capacidade de comunicação com o homem", diz.

Harmonia

...... Dedicação e apego são marcas registradas da raça. Até mesmo criadores que têm muitos Labradores, os mantêm soltos, com livre acesso ao interior da casa, a maior parte do tempo. O Labrador exige um dono que o queira sempre perto e não o deixe abandonado no quintal, senão fica neurótico.

...... O Labrador procura atenção e aprovação, está sempre disposto a brincadeiras, mas sem exageros. Sabe quando solicitar atenção e quando ficar na dele. Adapta-se perfeitamente às nossas necessidades, o que é uma das principais vantagens como cão de companhia, Respeita as necessidades do dono e se contenta em estar ao lado dele.

...... Sua capacidade de viver em harmonia estende-se também a situações, locais e pessoas diferentes. Adora participar da rotina, mas não precisa dela. Viaja a qualquer lugar sem estranhar nada: comporta-se da mesma forma dentro ou longe da sua casa. Gosta de andar de carro: não passa mal nem incomoda o motorista.

...... Extremamente sociável, o Labrador se dá bem mesmo com pessoas estranhas. Faz parte do seu instinto. Mas é raro que as mate de propósito. A natureza amigável do Labrador facilita a convivência com cães do mesmo sexo: embora mantenha o instinto de disputa por território, comum a todas as raças, ele aprende a se controlar e dificilmente inicia algum confronto.

...... A "suavidade" da boca é outra qualidade muito valorizada na raça. Um bom Labrador nunca fere alguém intencionalmente e sequer deve destruir brinquedos - é claro que isso não se refere aos ossinhos e similares, feitos para serem roídos e até comidos. É calmo e paciente mesmo com crianças que fazem brincadeiras estabanadas. "As crianças pulam e rolam no chão com o Labrador e ele adora.

...... O Labrador é a sétima raça mais obediente do mundo. Ele pode aprender a acender a luz, trazer o jornal e abrir portas. É uma das poucas raças usadas como guia de cegos, a rapidez com que um Labrador assimila ordens e o interesse em não repetir um erro.

...... É também muito inteligente. Tem facilidade para compreender a linguagem humana, senso de observação e excelente memória. Mas pode usar sua inteligência em causa própria. É capaz de "arquitetar" planos. Se quer passar por algum lugar fechado.

...... Sai-se muito bem nadando ou acompanhando o dono em pedaladas e caminhadas. Marisa reservou uma parte de sua piscina só para eles se exercitarem.  A atração que sente pela água é irresistível. Mas deve ser ensinado a sair de uma piscina por uma escada especial.

publicado por caesbemtreinados às 19:04
link do post | comentar | favorito
12 comentários:
De Hugo a 26 de Setembro de 2010 às 11:28
Isso acontece por varios motivos um labrador assim como qq outro cao nao é pra estar preso 24h por dia tem de ter exercicio diario motivaçao e jogos eles tem tendencia para roer e se nao tiver brinquedos logico que rói o que tem a boca, moveis, paredes,portas,rodapes,etc Atençao que o labrador sendo uma raça da "moda" ha muitos "estragados" por terem sido cruzados sem conhecimentos e isso implica o desvio do estalao da raçao nao so fisicamente. Precisa de companhia e nao gostam de estar mt tempo sozinhos faça pelo menos 3x por dia grandes passeios com ele para queimar energias com paus e bolas e varios jogos vai ver que muda completamente a atitude dele.... Se gastar as energias de manha a meio do dia e a noite ele vai acabar por ficar a descansar e a dormir o resto do dia
De Henrique a 11 de Outubro de 2010 às 15:26
Concordo com quase tudo, mas fazer 3 longos passeios por dia??? Tenho de pedir demissão no meu trabalho?
Ou de certeza queria dizer 3x por semana?!

Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Abril 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
blogs SAPO
.subscrever feeds